Edificações podem ser obrigadas a ter sistema automático contra incêndio

Prédios públicos, privados e depósitos podem ser obrigados a instalar chuveiros automáticos ou sprinklers em Campo Grande. Medida ainda está em análise na Câmara Municipal.

Chiquinho Telles (PSD), autor da proposta, justificou que os equipamentos podem conter eventuais incêndios, possibilitar evacuação dos imóveis e proteção a estrutura.

Quando aprovada, a norma deve ser aplicada as edificações cobertas com mais de 750 m², altura superior a 12 metros, assim como depósitos de líquidos inflamáveis ou combustíveis com área a partir de 500 m².

Imóveis na fase de projeto estariam sujeitos a implementar os sprinklers imediatamente. Aqueles em construção até o fim da obra, enquanto os demais na realização de reforma ou regularização.

Alvarás de funcionamento, habite-se ou qualquer outra licença de órgão ambiental ou regulador podem não ser concedidos aqueles que deixarem de se adequar ao novo regramento.

Lei Estadual nº 4.335/2013, que Instituiu o Código de Segurança Contra Incêndio, Pânico e outros Riscos, já recomenda instalação de chuveiros automáticos nas edificações com área superior a 900 m² ou altura a partir de 10 metros.

Facebook Comentários