Data de Hoje - 24/Abril/2019

Inverno de 1988 foi o mais rigoroso da história em Campos do Jordão, diz Cptec

Campos do Jordão, um dos destinos turísticos mais gelados do país, que neste ano já registrou até temperatura negativa, já foi mais fria do que é hoje. De acordo com um levantamento do Centro de Previsão (Cptec), feito a pedido do G1, a temperatura mais baixa já registrada na cidade foi de -7,2°C no inverno rigoso de 1988. Nos últimos dez anos, a menor temperatura foi -3,8°C.

O levantamento do órgão considera apenas levantamentos oficiais, que começaram a ser feitos pelo órgão a partir de 1961. No entanto, antes disso, há quem garanta que até já nevou na Serra da Mantiqueira no começo do século passado.

“Tenho fotos, um resgate da história uma Campos do Jordão do passado, que mostram que nevava antigamente”, disse o advogado e historiador Edmundo Ferreira Rocha, neto de um dos pioneiros do município. Ele mesmo diz ter presenciado o fenômeno em 1964.

“Estáva caminhando quando começou a cair algo branco na grama e achei que eram flores, até perceber que elas sumiam e que eram flocos de neve”, relembrou.

O Cptec listou as cinco temperaturas oficiais mais baixas na cidade. A mais baixa foi no inverno de 1988, quando a cidade registrou -7,2°C em junho. Depois, em 1963, quando em maio registrou -6,2°C. Seguida do inverno de 1965 e 1973, quando registrou -6°C.

Facebook Comentários