Data de Hoje - 16/Outubro/2018

Piratas’ armados rendem tripulação e invadem navio de bandeira italiana na costa de SP

Homens armados invadiram o navio ‘Grande Francia’, de bandeira italiana, a 15 quilômetros do acesso ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Tripulantes estrangeiros foram rendidos, e o comandante pediu socorro via rádio. A bordo, estava 1,3 tonelada de cocaína, informou a Polícia Federal nesta segunda-feira (13). Uma investigação foi aberta para determinar se o grupo embarcou a droga.

A invasão ocorreu no domingo (12), enquanto o navio, da armadora Grimaldi, estava no Fundeadouro 4. Trata-se de uma área, na Barra de Santos, onde os cargueiros aguardam ancorados a liberação para acessar o cais e atracar em um terminal.

Pelo menos quatro homens com armas em punho conseguiram subir ao convés (cobertura superior) do navio. A suspeita é que eles tenham utilizado uma corda com um gancho, que foi lançada e ficou presa a uma das grades das aberturas localizadas na área frontal (proa).

Navio 'Grande Francia', de bandeira italiana, é escoltado pela Marinha ao entrar no Porto de Santos, SP (Foto: José Claudio Pimentel/G1)Navio 'Grande Francia', de bandeira italiana, é escoltado pela Marinha ao entrar no Porto de Santos, SP (Foto: José Claudio Pimentel/G1)

Navio ‘Grande Francia’, de bandeira italiana, é escoltado pela Marinha ao entrar no Porto de Santos, SP (Foto: José Claudio Pimentel/G1)

Diferentemente da maioria dos navios, as laterais do ‘Grande Francia’ são seladas, uma vez que a embarcação (do tipo Ro-ro) é destinada ao transporte de veículos. Entretanto, esse cargueiro também movimenta contêineres, que foram os alvos dos criminosos.

O embarque do grupo ao navio foi flagrado depois das 2h por parte da tripulação, que estava acordada e se refugiou no passadiço (sala de comando e controle). Os marinheiros perceberam que o bando se movimentava com armas em punho e avisaram o capitão.

Facebook Comentários