Data de Hoje - 19/Abril/2019

Prefeito Valdir Júnior abre solenidade nos 170 de Nioaque.

Nioaque é um município brasileiro da região Centro- Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Anhuac, era a designação do rio, hoje Nioaque, que banha a cidade. Sua grafia antiga era “Nioac”.
População: 14 305 hab. (MS: 41º) – IBGE/2014
Distância até a capital: federal: 1 205 km; estadual: 180 km
Municípios limítrofes: Guia Lopes da Laguna, Sidrolândia, Anástacio e Aquidauana
Prefeito(a): Valdir Couto de Souza Júnior (PSDB); (2017 – 2020)
Apelidada de cidades das vogais, pois tem no nome todas as vogais do alfabeto e também conhecida come Vale dos Dinossauros, devido a escultura de dinossauros na entrada da cidade, Nioaque é uma das cidades mais antigas do Estado.

Sobre os dinossauros, o animal pré-histórico se tornou símbolo da região depois que pegadas foram encontradas às margens do Rio Nioaque e com isso, a prefeitura investiu em escultura e pegadas de dinossauros pela cidade.

Com as duas invasões ocorridas durante a Guerra do Paraguai, a cidade tornou um dos principais patrimônios culturais Estado. A memória popular conta que no município teria hospedado pessoas importantes no cenários da Guerra.

Na praça central, um canhão e um Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna, simbolizam toda a história ali protagonizada reverenciando a bravura daqueles que lutaram por este país, eternizando momentos de rincões do próspero município deixando a certeza de que nenhum soldado tombou em vão.

Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna localizado na praça central da cidade. (Foto: Prefeitura de Nioaque)Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna localizado na praça central da cidade. (Foto: Prefeitura de Nioaque)
Clique na imagem para ampliar
Hoje, com pouco mais de 15 mil habitantes, a cidade agrega 10 assentamentos e quatro aldeias indígenas.

Facebook Comentários