Share on facebook
Share on skype
Share on email
Share on whatsapp

A Importância do nível do Rio Paraguai para o mundo.

A IMPORTÂNCIA DO NÍVEL DO RIO PARAGUAI PARA O MUNDO.
A economia da América do Sul, passa pelo nível do Rio Paraguai.
A bacia Platina é formada por rios localizados nos seguintes países:

Argentina
Brasil
Bolívia
Paraguai
Uruguai
É uma importante bacia de integração entre esses territórios, além de abastecer milhões de pessoas com água e alimentos (peixes e irrigação agrícola).
Mais de 40% dessa bacia estão em solo brasileiro, o que torna nosso país figura importante no cuidado e preservação dos rios que a formam.
Considerada como uma forma de integração entre os países que a compõem, a bacia Platina tem importância considerável para a América do Sul, tanto em nível ambiental quanto econômico, pois se trata de rios bastante utilizados para o escoamento de produção dos países que não têm saída para o oceano, como Bolívia e Paraguai.

Em termos de área de ocorrência, essa bacia ocupa, aproximadamente, 3.140.000 km², dos quais 45% estão em solo brasileiro, em alguns estados do Centro–Sul:

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Paraná
Santa Catarina
Ela também é conhecida como Bacia do Prata, devido ao Rio da Prata, a foz do rio Paraná, o segundo maior em extensão da América do Sul. Com isso, essa bacia é a segunda maior desta parte do continente e possui rios dos mais variados aspectos: desde rios navegáveis, em áreas de planície, até rios com alto potencial hidrelétrico, em áreas de relevos acentuados. Alguns rios, ao longo de seu curso, possuem as duas características, como o rio Paraná.
Pronto, Só isso!