Share on facebook
Share on skype
Share on email
Share on whatsapp

Associação Colônia Paraguaia Promove Seminário sobre o RILA.

O Seminário Rota de Integração Latino-Americana (RILA) – Relações entre Mato Grosso do Sul e sua Capital – foi realizado nesta semana na Associação Colônia Paraguaia em Campo Grande com a participação do prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB) com intuito de ampliar as informações para a população em geral acerca da Rota Bioceânica.

Para o presidente da Associação Colônia Paraguaia, Silvio Cantero, a rota Bioceânica é um projeto que irá estreitar as relações já existentes. “A RILA, como originalmente é chamada, sintetiza bem o projeto. O fato de a comunidade paraguaia trazer informações como apresentações culturais demonstra que a ideia de integração que vai além das questões logístico-comerciais, mas sim, ampliar a comunicação entre os países em todos os sentidos, sejam sociais, culturais e políticos”, afirmou.

Segundo Nelson Cintra, o projeto do corredor bioceânico servirá para valorizar a região central da América do Sul. “A Rota Bioceânica consolidará um desenvolvimento virtuoso para Porto Murtinho e não será algo passageiro. Teremos geração de empregos, crescimento urbano e surgimento da demanda de matéria-prima e por isso, através do Programa Cidade Empreendedora temos buscado ofertar diversos cursos e capacitações para preparar a mão de obra local”, frisou o prefeito de Porto Murtinho.

 

Também participaram do evento o governador de Conceição (PY), Edgar Lopez, a coordenadora do Núcleo Tapé Aviru Paraguai, Juliet Sarai, o diretor de cultura da Associação Colônia Paraguaia, Ricardo José Zelada, secretário geral do Governo de Conceição (PY), Ignacio Romero, representante da empresa Paracel, Fabiano Stein, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO), Rodrigo Terra e a secretária municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Isabel Fróes.