Busca de turistas por Bonito cresce neste ano

O primeiro trimestre deste ano foi positivo para o turismo de Bonito, de acordo com o último relatório do Observatório de Turismo e Eventos de Bonito (OTEB). O número de turistas que frequentaram os atrativos da cidade cresceu 6% comparado com o mesmo período em 2018 – saltou de 56.790 para 60.148 visitantes. Esse percentual está acima da média anual de crescimento dos principais destinos do mundo, que gira entre 3% a 4%.

Na média, a principal cidade do turismo ecológico no Estado teve umna média de 668 visitantes por dia até aqui neste ano. Ou seja, a cada três horas, um turista novo chegou a Bonito neste ano.

Para o presidente do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul e da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH/MS), Marcelo Mesquita, Bonito já é um dos principais destinos para quem busca o ecoturismo, despertando inclusive o interesse das operadoras internacionais.

Ele comenta que durante o 1º Adventure NEXT Latin America, realizada em novembro do ano passado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, os participantes destacaram a qualidade dos destinos do ecoturismo do Estado, entre eles Bonito, além da infraestrutura.

Mesquita enfatiza que os investimentos em infraestrutura e na oferta de opções para o público do ecoturismo só é possível em um cenário cujo setor está se fortalecendo, com a atração cada vez maior de turistas. O Adventure NEXT, por exemplo, reuniu mais de 400 profissionais da área, entre empresários e jornalistas, segundo ele. “Hoje temos atividades diurno e noturno”, comentou.

Comparando os dados de março de 2018 com o mesmo período deste ano, o aumento foi de 12% – de 16.250 para 18.353 turistas.

A taxa de ocupação dos hotéis da cidade foi de 45% em março do ano passado e 51% neste ano.

Segundo o levantamento do OTEB, o local mais procurado pelos turistas são os balneários de águas transparentes (16.006 visitantes no mês passado), seguido de flutuações, com 13.961 e o passeio nas grutas (12.850 pessoas), principalmente a Gruta do Lago Azul.

Correio do estado.

Janaína Mainchein, coordenadora do OTEB, disse que Bonito tem sido um dos principais destinos para aqueles que procuram o descanso no período de férias e feriados prolongados. Segundo ela, isso ficou evidenciado nesse relatório, e os números mostram que muitos turistas de São Paulo e Rio de Janeiro preferiram a tranquilidade e o contato com a natureza ao ritmo da folia do carnaval.

“Isso demonstra que as empresas e o poder público estão certos em estimular a visitação. Muitos cariocas e paulistas preferiram o descanso do que a folia, e isso traz benefícios para as empresas, para o turismo e também para a cidade”, disse Janaína.

Segundo ela, a presença dos turistas anima os próprios moradores de Bonito a frequentarem os bares e lanchonetes. “Vendo a cidade movimentada, os moradores também saem para passear, ir aos restaurantes e lanchonetes”.

A coordenadora do OTEB comenta que 60% da população de Bonito vive de alguma forma do turismo. “O turismo estimula outros setores, até os salões de beleza”, explica. Janaína Mainchein destaca que as ações do poder público também acabam repercutindo positivamente para o aquecimento da economia. Cita como exemplo a implantação, pelo Governo do Estado, da pavimentação asfáltica da entrada da cidade e a ciclovia.

A construção da ciclovia acendeu o tino empreendedor de alguns moradores, que passaram a trabalhar com a locação de bikes e a oferecer passeios aos atrativos turísticos usando como meio de locomoção as bicicletas.

Hildebrando Procópio

Postagens relacionadas:

  • All Post
  • Africa
  • America
  • Asia
  • ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA MS
  • Europe
  • LIBERDADE DE IMPRENSA
  • notícias
  • PORTO MURTINHO GUIA TURÍSTICO
  • PREFEITURA DE BELA VISTA MS
  • ROTA BIOCEÂNICA
  • ROTA BIOCEÂNICA MURTINHO
  • Travel Tips
  • TURISMO EM PORTO MURTINHO-MS
  • Vereadores Porto Murtinho
    •   Back
    • Élbio Balta
    • Elton Benitez
    • Regina Heyn
    • Aline Costa Soares
    • Jary Brum
    • Jayme Evandro
    • Professora Donizete
    •   Back
    • Destaque
    • Porto Murtinho
    • Brasil
    • Ciência
    • Coisa de Mulher
    • Cotidiano
    • Economia
    • Esporte
    • Mundo
    • Municípios
    • Polícia
    • Política
    • Utilidade Pública
    • Vídeo
    • CÂMARA MUNICIPAL MURTINHO
    • Saúde
    • Educação
    • Trânsito
    • NÍVEL DO RIO PARAGUAI.
    • Galeria de Fotos
    • FUTEBOL
    • MATO GROSSO DO SUL
    • RÁDIO E TV
    • CAMPO GRANDE - CAPITAL
    • FÉ e RELIGIÃO
    • MEIO AMBIENTE
    • JUSTIÇA
    • MARINHA DO BRASIL - PORTO MURTINHO
    • TURISMO EM JARDIM MATO GROSSO DO SUL
    • NOTÍCIAS DO PARAGUAI (PY)
    • PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO MURTINHO.
    • CIDADES DO INTERIOR DO MS.
    • FOLHA DE MURTINHO - O SEU JORNAL ELETRÔNICO
    • CORUPÇÃO
    • ELEIÇÕES GERAIS BRASIL
    • AUTO ESCOLA IMPACTO MURTINHO
    • EVENTOS E NOTÍCIAS DAS ALDEIAS DE PORTO MURTINHO.
    • NOTÍCIAS DE ALTO CARACOL
    • MURTINHO AGORA
    • Capital
    • Brasília
    • POLÍCIA MILITAR DE PORTO MURTINHO.
    • ELEIÇÕES MUNICIPAIS
    • SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTO MURTINHO
    • CORRUPÇÃO SEM FIM
    •   Back
    • Brasília
    •   Back
    • CORRUPÇÃO SEM FIM
    •   Back
    • ELEIÇÕES MUNICIPAIS
    •   Back
    • POLÍCIA MILITAR DE PORTO MURTINHO.
    •   Back
    • SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTO MURTINHO

Todos os Direitos Reservados a Agencia Folha de Murtinho