CIDADES DO INTERIOR DO MS.EVENTOS E NOTÍCIAS DAS ALDEIAS DE PORTO MURTINHO.FOLHA DE MURTINHO - O SEU JORNAL ELETRÔNICOMATO GROSSO DO SULnotícias

Cacique é detido e cinco armas são apreendidos em operação da PF para desarmar índios em MS

O cacique da aldeia Alves de Barros, em Porto Murtinho, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, foi detido e cinco armas de fogo, sendo três espingardas calibre 12 e dois revólveres, foram apreendidos, na manhã desta terça-feira (21) O objetivo da operação, chamada de Paz no Campo, foi desarmar grupos de indígenas que disputam o comando da aldeia. Trinta policiais, entre federais e militares (que deram apoio a ação) cumpriram mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça.

Foram expedidos três mandados de busca e apreensão para Porto Murtinho e Bodoquena. De acordo com a PF, a operação é resultado de investigação iniciada em maio de 2018, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que acompanha a ação.

A PF identificou a existência de dois grupos rivais que poderiam entrar em conflito, deixando vítimas decorrentes de atos de violência, inclusive com o uso de armas de fogo.

O cacique detido e as armas apreendidos estão sendo trazidos para a Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande.

G1 MS.