Campeonato de pesca em Porto Murtinho reúne mais de 100 equipes neste fim de semana

O município de Porto Murtinho, a 454 quilômetros de Campo Grande, recebe neste final de semana o 9° Campeonato de Pesca Esportiva. O evento, que deve contar com a participação de aproximadamente 100 equipes, será realizado no rio Paraguai. A competição foi aberta na sexta-feira (1), com o show do cantor João Paulo.

Neste sábado (02), a partir das 8 horas, será realizado o torneio de pesca infantil/juvenil, do qual poderão participar crianças e adultos com idade entre 6 e 15 anos. As atrações ficam por conta das corridas de chalana e barcos (de 15HP e 25HP), no porto da cidade. A corrida da chalana, com início às 13 horas, é uma forma de valorizar a comunidade ribeirinha, que vive da pesca na região.

A competição de pesca embarcada será realizada no domingo (3), a partir das 8 horas, numa extensão de 1,2 km do rio Paraguai, correspondendo a orla portuária da cidade, e terá duração de cinco horas. Poderão se inscrever equipes mistas, até três pessoas por embarcação de no mínimo 4,5 metros de comprimento. A prova será acompanhada por oito árbitros e dez fiscais, aos quais caberá conferir os peixes fisgados e confirmar a pontuação.

Inscrição e pontuação

As inscrições poderão ser feitas até às 17 horas deste sábado e o valor cobrado é de R$ 200 por equipe. Conforme o regulamento, haverá premiação até o terceiro lugar. Para efeito de classificação, foi definida uma tabela de pontuação por espécies: armau, piranha e cachorra, cinco pontos; corvina, barbado, piavuçu e palmito, dez; piraputanga, jurupensem e jurupoca, 20; pacu, 30; jau, pintado e cachara, 40; e dourado, 50 pontos. Os peixes capturados deverão ter no mínimo 15cm.

Rota da pesca

“O turismo de pesca é um segmento do turismo já consolidado no município de Porto Murtinho, que proporciona à população murtinhense a geração de emprego e renda e movimenta o setor de serviços, em especial o segmento hoteleiro. São muitas as famílias que dependem da movimentação econômica da alta temporada do turismo de pesca para garantir o seu sustento”, afirma o prefeito Derlei Dellevati.

O período de defeso inicia-se na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, estendendo-se até 28 de fevereiro de 2020. Com a pesca liberada por mais cinco dias, barcos-hotéis, pesqueiros e pousadas estão com lotação máxima nos principais destinos além de Murtinho, incluindo Corumbá, Miranda e Aquidauana.

midiamax