A nadadora russa Yulia Efimova ainda tem esperanças de disputar os Jogos Olímpicos do Rio. Após ter sido suspensa por doping pela Federação Internacional de Natação (Fina), a medalhista de bronze nos 200m peito de Londres 2012 teve sua apelação à Corte Arbitral do Esporte aceita. Sua presença depende agora de uma decisão do Comitê Olímpico Internacional.
– Por enquanto, não há obstáculos à vista. Tudo depende da comissão de três membros do COI – disse a advogada do Comitê Olímpico da Rússia, Alexandra Brilliantova, à agência de notícias russa TASS, nesta sexta-feira.
Atual campeã mundial dos 100m peito e uma das favoritas ao pódio no Rio, Efimova havia sido flagrada pela Fina por doping em outubro de 2015 e fevereiro deste ano por uso de esteroides.Ela fez parte do grupo de sete atletas russos da natação retirados dos Jogos pela federação na última semana.
O CAS decidiu, no entanto, que a punição da Fina era inaplicável. A Corte determinou que Efimova não poderia ser punida mais de uma vez pelo mesmo erro. Uma comissão de três membros do COI decidirá finalmente se a nadadora russa estará ou não nos Jogos.