Comitê de Prevenção e Cuidado ao Coronavírus realizou nova reunião Integrada para atualizar o panorama do município de Porto Murtinho.

Comitê de Prevenção e Cuidado ao Coronavírus realizou nova reunião Integrada para atualizar o panorama do município de Porto Murtinho.

Na tarde desta quinta-feira (21), ocorreu mais uma reunião do Comitê Municipal de Prevenção e Cuidado ao Coronavírus (Covid 19). O encontro, que ocorreu na sala da Prefeitura, com a participação das forças de segurança nacional estadual, teve por objetivo realizar uma unificação e atualização do cenário Sul matogrossenses e principalmente da Região Sudoeste, onde há uma preocupação a respeito da doença.
A conversa foi capitaneada pelo prefeito Derlei Delevatti, que falou do município na área da saúde com a barreira sanitária a quase dois meses atuando no Km 35 da rodovia federal BR-267 e solicita a parceria na área de segurança para os profissionais da saúde.
Coronel BM Barros relatou que o estado de Mato Grosso do Sul, está monitorando as barreiras sanitárias no estado, através das abordagens e com um programa de controle universal, e que estas ações terão mais sucesso se houver uma ação integrada.
O representante da PRF falou que as ações em conjunto dividindo as ações com planejamento, fica mais fácil fazer o planejamento entre as forças.
Coronel França, comandante da segunda Companhia de Fronteira, falou das ações do exército com patrulhamento nos 300 km de fronteira com o país vizinho.
Capitão de Fragata Leonardo Taranto, comandante da Agência Fluvial de Porto Murtinho, falou que a Marinha está disponibilizada nas ações de descontaminação de algum local, caso necessário.
A PRF (Polícia Rodoviária Federa) falou que é interessante o planejamento na distribuição das forças, para a permanência da segurança seja constante.

A intensificação das ações preventivas realizadas em nosso município também foi tema de debate durante o encontro. Tendo por objetivo reforçar a prevenção e combater a transmissibilidade do vírus, novas medidas poderão ser divulgadas em breve por meio de decreto oficial do Executivo Municipal.
Participaram da reunião do comitê o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, PRF, Sec. de Segurança Pública, Comitê de Controle Estadual, Corpo de Bombeiros.

Hildebrando Procopio