Decisões da Justiça não têm feito ‘a lei valer para todos’, diz Dodge

Em evento nos EUA, procuradora-geral da República traça panorama da Justiça brasileira, que segundo ela tem proferido mais decisões bem fundamentadas, mas ainda sem acabar com sensação de impunidade e desigualdade de tratamento entre ricos e pobres.

Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a Justiça brasileira “não é para todos”.
“Ela costuma atingir muito rapidamente para os que não podem pagar por advogados, em geral pessoas pobres, presas em flagrante e que ficam encarceiradas por longos anos. Todavia, a Justiça atinge, quando atinge, muito lentamente os que têm recursos financeiros para manter um processo aberto e interpor sucessivos recursos, que impedem uma condenacao definitiva, ou (impedem) a pena de ser cumprida”, avaliou.
Em palestra para alunos das universidades de Harvard e MIT, nos Estados Unidos, no sábado, Dodge não fez qualquer menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que simultaneamente discursava para apoiadores em São Bernardo do Campo, pouco antes de se apresentar à Polícia Federal.
Mas a procuradora-geral falou muito sobre a criminalidade entre políticos. “Os mais ricos não têm sido responsabilizados criminalmente pelos crimes de corrupção, e os mais pobres continuam à margem da proteção da lei quando se trata de direitos fundamentais”.
A conclusão, segundo Dodge, é “que prendemos muito, mas prendemos mal”.
“A maioria são jovens presos por furtos, por tráfico de pequenas quantidades de droga. No entanto, autores de crimes de colarinho branco, os que furtam elevada quantidade de recursos públicos, ou estão soltos, muitos sequer foram investigados e punidos.”
“Os donos dos negócios de tráfico de armas, drogas e munição também não estão presos”, prosseguiu.
Impunidade
Dodge evitou contato com a imprensa durante todo o evento. Questionada a respeito de uma nova rodada de votos do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre prisões após condenação em segunda instância, não mostrou preocupação: “Vejo isso com muita tranquilidade, porque o STF já se manifestou quatro vezes na mesma linha”.
Durante a palestra, a primeira mulher a assumir a Procuradoria-Geral da República comentou “a crescente sensação de impunidade e desconfiança nas decisões judiciais”, que vem dominando debates em redes sociais e nas ruas. “As decisões (judiciais) são muitas, mas pela minha experiência de 30 anos de Ministério Público, posso dizer que são bem fundamentadas”, afirmou. “Mas elas não têm produzido esse

Hildebrando Procópio

Postagens relacionadas:

  • All Post
  • Africa
  • America
  • Asia
  • ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA MS
  • Europe
  • LIBERDADE DE IMPRENSA
  • notícias
  • PORTO MURTINHO GUIA TURÍSTICO
  • PREFEITURA DE BELA VISTA MS
  • ROTA BIOCEÂNICA
  • ROTA BIOCEÂNICA MURTINHO
  • Travel Tips
  • TURISMO EM PORTO MURTINHO-MS
  • Vereadores Porto Murtinho
    •   Back
    • Élbio Balta
    • Elton Benitez
    • Regina Heyn
    • Aline Costa Soares
    • Jary Brum
    • Jayme Evandro
    • Professora Donizete
    •   Back
    • Destaque
    • Porto Murtinho
    • Brasil
    • Ciência
    • Coisa de Mulher
    • Cotidiano
    • Economia
    • Esporte
    • Mundo
    • Municípios
    • Polícia
    • Política
    • Utilidade Pública
    • Vídeo
    • CÂMARA MUNICIPAL MURTINHO
    • Saúde
    • Educação
    • Trânsito
    • NÍVEL DO RIO PARAGUAI.
    • Galeria de Fotos
    • FUTEBOL
    • MATO GROSSO DO SUL
    • RÁDIO E TV
    • CAMPO GRANDE - CAPITAL
    • FÉ e RELIGIÃO
    • MEIO AMBIENTE
    • JUSTIÇA
    • MARINHA DO BRASIL - PORTO MURTINHO
    • TURISMO EM JARDIM MATO GROSSO DO SUL
    • NOTÍCIAS DO PARAGUAI (PY)
    • PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO MURTINHO.
    • CIDADES DO INTERIOR DO MS.
    • FOLHA DE MURTINHO - O SEU JORNAL ELETRÔNICO
    • CORUPÇÃO
    • ELEIÇÕES GERAIS BRASIL
    • AUTO ESCOLA IMPACTO MURTINHO
    • EVENTOS E NOTÍCIAS DAS ALDEIAS DE PORTO MURTINHO.
    • NOTÍCIAS DE ALTO CARACOL
    • MURTINHO AGORA
    • Capital
    • Brasília
    • POLÍCIA MILITAR DE PORTO MURTINHO.
    • ELEIÇÕES MUNICIPAIS
    • SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTO MURTINHO
    • CORRUPÇÃO SEM FIM
    •   Back
    • Brasília
    •   Back
    • CORRUPÇÃO SEM FIM
    •   Back
    • ELEIÇÕES MUNICIPAIS
    •   Back
    • POLÍCIA MILITAR DE PORTO MURTINHO.
    •   Back
    • SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTO MURTINHO

Todos os Direitos Reservados a Agencia Folha de Murtinho