Governo dos EUA pede que cidadãos não usem celulares chineses Companhias chinesas foram acusadas de espionagem; recomendação foi dada durante comitê por diretores de instituições como FBI, CIA e NSA

9/10

As agências de inteligência dos Estados Unidos aconselharam os cidadãos norte-americanos a não utilizarem serviços e produtos das marcas chinesas Huawei e ZTE. A recomendação foi dada durante um comitê de inteligência do Senado por diretores de instituições como FBI, CIA e NSA.

“Estamos profundamente preocupados com os riscos de permitir que qualquer companhia ou entidade comprometida com governos estrangeiros que não compartilham nossos valores ganhem posições de poder dentro de nossas redes de telecomunicações”, disse o diretor do FBI, Christopher Asher Wray.

Para ele, utilizar celulares chineses proporcionaria às empresas e ao governo chinês a capacidade de alterar informações, e até mesmo espionar as pessoas nos EUA. Mas, o governo dePequim rebateu acusando os Estados Unidos de protecionismo.