O alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para chuvas intensas que venceria no final da noite deste domingo (17) foi prorrogado até às 11h de segunda-feira (18). Significa que cidades nas regiões leste e centro-norte de Mato Grosso do Sul, podem ocorrer pancadas de chuva de até 50 milímetros acompanhadas de ventos de até 60 km por hora.

O Instituto prevê entre 20 e 30 milímetros de chuva por dia com ventos entre 40 e 60 km/h. Estão sob alertas os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Ladário, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Apesar do aviso meteorológico, “é baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

O Inmet recomenda que em caso de ventos fortes, a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, “pois há leve risco de queda e descargas elétricas”, e que não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. “Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, também orienta.

Na Capital

Campo Grande amanheceu com céu entre nuvens. Há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas com temperatura máxima na casa dos 34ºC.