Lacalle Pou toma posse como novo presidente do Uruguai Novo presidente afirmou em seu discurso de posse que o Mercosul deve se fortalecer deixando as ideologias de lado e com liberdade para acordos bilaterais entre os países.

9/10

Luis Lacalle Pou tomou posse neste domingo (1º) como novo presidente do Uruguai. Em discurso, o novo chefe do poder uruguaio ressaltou a importância do Mercosul e prometeu combater o desemprego e o narcotráfico (leia mais adiante sobre o discurso de Lacalle Pou).

Eleito em novembro de 2019 pelo Partido Nacional, de centro-direita, Lacalle Pou encerra o ciclo de 15 anos de governo da coalizão de esquerda Frente Ampla, com dois mandatos de Tabaré Vázquez e um de José “Pepe” Mujica.

Lacalle Pou é advogado, casado, pai de três filhos e tem 46 anos. É filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, que governou o Uruguai de 1990 a 1995.

Durante o discurso de posse, o novo presidente uruguaio frisou a importância do Mercosul, mas ressaltou que apoia a liberdade dos países integrantes do bloco em participar de outros acordos.

“O Mercosul deve ser fortalecido, mas que cada país tenha liberdade para realizar acordos bilaterais com outros países”, disse Lacalle Pou.

“Devemos deixar de lado as questões ideológicas de cada país para que o bloco fique mais forte”, completou.