Na reta final para registro de candidaturas, murtinho tem mais um candidato.

Três candidatos à Prefeitura de Porto Murtinho registraram pedido de candidatura no sistema da Justiça Eleitoral.  O prazo para os partidos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral termina no sábado (26/9), às 19h.

Em Porto Murtinho, a Justiça Eleitoral recebeu o pedido de registro dos candidatos a prefeito Pastor Pinheiro (Patriotas) Fábio Neto(PRB), Nelson Cintra Ribeiro (PSDB),
pelo apurado até agora, não haverá mais candidaturas a serem apresentadas, em um colégio eleitoral de 6.500 eleitores no município, com uma população indígena nas cinco aldeias, totalizando mais de 500 eleitores.

A eleição de 2020 será atípica de todas as ocorridas até agora em Porto Murtinho, o desinteresse e a descrença na classe política, tem levado muitos eleitores a desistirem de viajar para votar no seu município de origem. Milhares de  murtinhenses irão às urnas no dia 15 de novembro para eleger prefeito e vereadores. Diferentemente do prefeito, que se elege com a maioria dos votos válidos, os vereadores precisam atingir o chamado quociente eleitoral para garantir uma cadeira no Legislativo. Na prática, nem sempre os candidatos mais votados são eleitos.

Total de cadeiras na Câmara = 11

Quociente eleitoral =100

Na prática, é como se todos os candidatos a vereadorde um partido estivessem disputando as eleições como um grande bloco. É a partir da soma de todos os votos obtidos pela legenda que a Justiça Eleitoral define a quantidade de cadeiras que cada sigla terá direito.

Hildebrando Procópio

Jornalista DRT 1922/MS.