Durante anos passamos por inúmeras fases na comunicação que foram desde o tradicional rádio e jornal até grandes publicidades em portais, compra de links patrocinados e anúncios em aplicativos mobile. E o que essas duas faces tradicional e digital tem de diferente? Você sabe?
Comerciais, panfletos, e-mails, anúncios. Nossa vida é rodeada por peças e campanhas publicitárias.
Mas durante tantos anos de história da publicidade, muita coisa mudou e a principal transformação foi a evolução da propaganda em meios de comunicação tradicional para meios de comunicação digital.
Publicidade Tradicional
A publicidade tradicional caracteriza-se por aquelas que interrompem o cotidiano das pessoas, buscando captar sua atenção. São spots de rádio, comerciais, outdoor, mobiliários urbanos, anúncios em revistas, jornal, entre outros. Por mais que a mídia digital seja atraente por ser moderna, a publicidade tradicional ainda é considerada a mais confiável. Segundo pesquisa do IBOPE, em 2014, 57% das pessoas declararam que assistem televisão. Assim, é certeza de que sua marca será vista. Outro ponto é que ela também pode ser segmentada. Você pode publicar um anúncio de cosméticos na seção de saúde de um jornal ou em uma revista do assunto. Dependendo do seu produto, pode anunciar em uma rádio voltada mais para o público jovem ou para as pessoas de mais idade.
Por outro lado, a publicidade tradicional é cara, sendo a que mais consome verba de comunicação em uma empresa. Além disso, é uma via única, na qual a marca envia a mensagem, mas não sabe o que o consumidor achou; não há reciprocidade. Como o consumidor atualmente usa vários dispositivos ao mesmo tempo, fica difícil chamar sua atenção, pois ele pode estar assistindo televisão enquanto mexe no computador, celular, etc. Houve uma queda considerável em compradores e assinantes de jornais, o que torna a mídia cara e com poucas impressões, afinal, o jornal também tem uma vida útil baixa, sendo que no dia seguinte é dispensado. Por isso, fazer boas campanhas offline resultam em conversões. O anúncio precisa indicar o consumidor a visitar o site, conhecer a loja, ter um QR Code, algo que desperte a atenção. Para marcas que tem uma oferta, liquidação, o comercial em TV pode ser bom, uma vez que impacta muitas pessoas. Assim, vai da necessidade de cada anunciante, anunciar na mídia tradicional ou mídia digital.
Publicidade Online
A publicidade online é uma estratégia de marketing digital que conquistou anunciantes pois é considerada barata. Anúncios em sites, com banners, por exemplo, são muito mais baratos que o outdoor, sendo que a empresa pode fazer teste A/B, colocando mais de um anúncio no ar e pagando apenas pelos cliques recebidos. Além disso, as redes sociais se tornaram uma forma de gerar mais consumidores, através do relacionamento. Os Links Patrocinados funcionam de acordo com lances em palavras-chaves, sendo anúncios que podem ser segmentados de acordo com a busca do usuário. O anunciante ainda pode escolher região, dias e horários para exibir seu anúncio, evitando cliques que não vão gerar conversão.
A publicidade online deu voz ao consumidor, sendo que, através de relatórios em tempo real a empresa pode saber o feedback da sua campanha. Alguns pontos devem ser levados em consideração, como: evitar replicar a propaganda offline para o online, pois elas não são iguais. O comportamento do lead é diferente quando ele visita um site ou está lendo uma revista, de quando ele está usando uma mídia tradicional ou mídia digital. Assim, é preciso adaptar de forma inteligente. As redes sociais são formas bacanas de criar relacionamento, mas, se o anunciante busca um resultado rápido, este não é o melhor canal. A publicidade online precisa informar, gerar valor. E isso gera bastante trabalho, pesquisa, planejamento. Assim, é algo que demanda uma equipe preparada.
Como diz Bill Gates, “Conteúdo é Rei”, assim, a publicidade deve ser inteligente, sensibilizadora e que mobilize as pessoas. Atualmente, muitos especialistas acreditam que as mídias e publicidade on e off se complementam, ou seja, escolher entre a mídia tradicional ou mídia digital é um erro, pois as duas podem ser utilizadas. Cada uma tem seu papel e todas podem trazer inúmeros benefícios. Reconheça o momento atual da sua empresa e qual tipo de mídia seu consumidor mais consome. Este será o passo inicial para uma publicidade eficaz!
Você viu as diferenças entre as formas de publicidade? O que você vai utilizar: a mídia tradicional ou mídia digital? Ou vai usar as duas? Confira nossos artigos e conheça mais sobre esse mundo da publicidade online e não deixe de baixar o nosso e-book gratuito ‘Manual do Facebook ADS’ e faça da sua publicidade online um sucesso e um diferencial da sua empresa!
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