O QUE DEUS TEM PARA VOCÊ HOJE! REFLITA!

9/10

Razão para não ler a Bíblia: para cumprir uma obrigação

O autor do Salmo 119 nos traz um ensinamento muito importante sobre como deve ser a nossa relação com a Palavra de Deus. Ele disse:

“Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo.” (Salmos 119:97,98)

O salmista tinha um amor muito grande pela Palavra! E, o que vemos hoje, são pessoas que dedicam parte do seu dia lendo a Bíblia porque se sentem obrigadas a fazer isso, como se fosse uma tarefa que Deus, a igreja ou o seu ministério impuseram a elas. E isso está errado!

As pessoas que vão à igreja em busca de um relacionamento mais íntimo com o Senhor, nós temos que amar a Palavra do Senhor e fazer da sua leitura um momento de prazer (Salmos 119:97), não de obrigação.

Quando nos convertemos, passamos a ouvir que todo cristão tem de orar e ler a Bíblia. É como se fosse uma obrigação e, isso é pregado nos púlpitos, ensinado na escola dominical e estimulado nos pequenos grupos. Mas, na verdade, só ler a Bíblia não adianta. Você e eu precisamos criar o hábito e ter o prazer de estudá-la, porque, “ler sem entender é a mesma coisa que não ler”. E o pior: pode gerar compreensões erradas das Escrituras, que levam ao surgimento de heresias e falsas doutrinas.
Por isso, a partir de hoje, peça ao Senhor que coloque o desejo no seu coração de estudar a Bíblia, não por medo ou pressão, mas por amor.

Temos que entender, que é melhor ler poucas passagens com muita atenção e buscar entendê-las, do que ler vários capítulos sem concentração. É melhor obedecer o pouco que você sabe, do que conhecer a Bíblia inteira e não praticar nada do que aprendeu.

O apóstolo Pedro disse que devemos desejar a leitura da Palavra como um bebê deseja beber leite. Veja o que ele disse:

“Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom” (1 Pedro 2:2,3).

Assim como um bebê precisa de leite para sobreviver e crescer, nós devemos nos alimentar da Palavra de Deus para sobrevivermos neste mundo. E isso explica porque há tantos filhos de Deus sofrendo desnecessariamente – eles não têm se alimentado espiritualmente como deveriam (Oséias 4:6).

Então, se você deseja conhecer mais a Deus e ser usado por Ele, estude a sua Palavra da forma correta e deixe que ela te transforme a cada dia!