Para secretário carioca, segurança na fronteira deve ser prioridade

Secretário de Segurança Pública no Rio de Janeiro, um estado que sofre diretamente com as ações do tráfico de drogas, armas e munições, bem como  com os crimes delas decorrentes, José Mariano Beltrame advertiu que a questão da segurança nas fronteiras, especialmente com a Bolívia e  o Paraguai, deve ser vista como uma prioridade pelo governo federal. Hoje, a fragilidade do controle policial nas fronteiras secas do Mato Grosso do Sul, faz do Estado a porta de entrada e corredor de grandes volumes de cocaína boliviana e maconha paraguaia que chegam ao morros do Rio, tráfico esse fortalecido pela “venda casada” de  fuzis, pistolas e munições que abastecem as facções criminosas cariocas.

Na prática, com a fronteira escancarada como se encontra, traficantes bolivianos continuam entupindo o Brasil de cocaína, despejando no País volumes cada vez maiores do entorpecente, que na maioria das vezes vêm acompanhados de armas, principalmente fuzis. De um modo geral, a linha fronteiriça, a partir de Corumbá, continua sendo o ponto mais sensível, uma porteira aberta aos narcotraficantes e por onde passam não só as pequenas remessas por automóveis ou ônibus, mas também os grandes carregamentos, geralmente escondidos em  cargas de madeira, minério e caminhões-tanques.

Apesar desse quadro, ainda é deficiente a atuação tanto da Polícia Federal quanto da Polícia Rodoviária Federal, que têm  efetivo defasado e equipamentos obsoletos para uma barreira de contenção  efetiva.

Para fugir da já fraca fiscalização, há situações em que o entorpecente é distribuído pelo Rio Paraguai e depois pelo Rio Taquari, saindo em Coxim, de onde prossegue por terra até os grandes centros. Com isso, os traficantes fogem da fiscalização terrestre, principalmente na fronteira seca com a Bolívia e na BR-262.

*A reportagem completa está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

Hildebrando Procópio

Postagens relacionadas:

  • All Post
  • Africa
  • America
  • Asia
  • ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA MS
  • Europe
  • LIBERDADE DE IMPRENSA
  • notícias
  • PORTO MURTINHO GUIA TURÍSTICO
  • PREFEITURA DE BELA VISTA MS
  • ROTA BIOCEÂNICA
  • ROTA BIOCEÂNICA MURTINHO
  • Travel Tips
  • TURISMO EM PORTO MURTINHO-MS
  • Vereadores Porto Murtinho
    •   Back
    • Élbio Balta
    • Elton Benitez
    • Regina Heyn
    • Aline Costa Soares
    • Jary Brum
    • Jayme Evandro
    • Professora Donizete
    •   Back
    • Destaque
    • Porto Murtinho
    • Brasil
    • Ciência
    • Coisa de Mulher
    • Cotidiano
    • Economia
    • Esporte
    • Mundo
    • Municípios
    • Polícia
    • Política
    • Utilidade Pública
    • Vídeo
    • CÂMARA MUNICIPAL MURTINHO
    • Saúde
    • Educação
    • Trânsito
    • NÍVEL DO RIO PARAGUAI.
    • Galeria de Fotos
    • FUTEBOL
    • MATO GROSSO DO SUL
    • RÁDIO E TV
    • CAMPO GRANDE - CAPITAL
    • FÉ e RELIGIÃO
    • MEIO AMBIENTE
    • JUSTIÇA
    • MARINHA DO BRASIL - PORTO MURTINHO
    • TURISMO EM JARDIM MATO GROSSO DO SUL
    • NOTÍCIAS DO PARAGUAI (PY)
    • PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO MURTINHO.
    • CIDADES DO INTERIOR DO MS.
    • FOLHA DE MURTINHO - O SEU JORNAL ELETRÔNICO
    • CORUPÇÃO
    • ELEIÇÕES GERAIS BRASIL
    • AUTO ESCOLA IMPACTO MURTINHO
    • EVENTOS E NOTÍCIAS DAS ALDEIAS DE PORTO MURTINHO.
    • NOTÍCIAS DE ALTO CARACOL
    • MURTINHO AGORA
    • Capital
    • Brasília
    • POLÍCIA MILITAR DE PORTO MURTINHO.
    • ELEIÇÕES MUNICIPAIS
    • SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTO MURTINHO
    • CORRUPÇÃO SEM FIM
    •   Back
    • Brasília
    •   Back
    • CORRUPÇÃO SEM FIM
    •   Back
    • ELEIÇÕES MUNICIPAIS
    •   Back
    • POLÍCIA MILITAR DE PORTO MURTINHO.
    •   Back
    • SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTO MURTINHO

Todos os Direitos Reservados a Agencia Folha de Murtinho