Jeferson do Carmo Freitas, 27 anos, tentou roubar moto de uma mulher de 36 anos pouco antes das 8h de hoje, no Jardim Tijuca, em Campo Grande. Testemunha viu a ocorrência e acionou policial militar que fazia corrida matinal. O PM, mesmo de folga, foi ao local, na Rua Bartolomeu Mitre, identificou-se como policial e evitou o crime.
Contudo, o suspeito correu para tentar não ser preso. Começou então perseguição a pé. Na Rua Tapaceretã, Jeferson sacou a arma que estava escondida e apontou para o policial militar na tentativa de amedrontá-lo.
O PM conseguiu sair da mira do rapaz e fez dois disparos, alegando legítima defesa. Um dos tiros atingiu a perna de Jeferson, na altura da coxa.
Mesmo ferido, ele voltou a correr e tentou esconder-se em uma casa, ainda na Rua Tapaceretã. O policial continuou a perseguição e precisou esquivar-se de uma outra tentativa de Jeferson, que pela segunda vez sacou a arma contra o PM.
Um terceiro disparo foi feito para que o suspeito parasse de correr, mas isso não aconteceu. No pedido de reforço, uma viatura chegou ao local para dar apoio.
A equipe de policiais entrou na residência e encontrou o homem, que estaria escondido no banheiro. Depois de preso, verificou-se que Jeferson estava com simulacro de arma de fogo e por isso, provavelmente, não disparou contra o policial enquanto ambos corriam.
Antes de ser encaminhado para a delegacia, o suspeito foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Leblon e, em seguida, transferido para a Santa Casa de Campo Grande. Ele foi liberado ainda pela manhã.
O cabo da Polícia Militar, responsável por perseguir até prender Jeferson, entregou sua arma à Polícia Civil para ser periciada.
O homem preso tem outras passagens, em uma delas foi identificado como autor de tentativa de furto cometido em 14 de março deste ano.