Share on facebook
Share on skype
Share on email
Share on whatsapp

Porto Murtinho sedia etapa estadual de canoagem com festa

Porto Murtinho sediou hoje dia 10 de julho mais uma etapa do Campeonato Estadual de Canoagem,  a prova foi realizada em duas voltas da “Isla Margarita” (Ilha Margarida), que fica do outro lado da fronteira, no Paraguai. Um grande desafio para os canoístas sul-mato-grossenses, que vão remar por 20 km entre o Rio Paraguai e um canal.

A maratona movimenta a cidade pantaneira e aquece a cadeia do turismo por pelo menos três dias, com a secretaria municipal de Turismo e o trade estimando a presença de um grande número de visitantes, além dos integrantes das equipes, que devem somar mais de 200 pessoas. A cidade é um polo de pesca esportiva e tem roteiros também de ecoturismo.

O Presidente da Câmara Municipal de Porto Murtinho, ressaltou a importância da parceria entre poderes públicos e privados com empresários locais que tanto tem dado certo, este é o segredo do sucesso dos eventos compartilhados, disse Élbio.

O empresário Alexandre Genes, atleta e incentivador da canoagem na região. “Os turistas podem desfrutar de belas imagens dos nossos rios internacionais (Paraguai e Apa) e do mais lindo pôr-do-sol do Pantanal, que é no entardecer de Murtinho”, garante Alexandre.

Situada no extremo Sudoeste do Estado, Porto Murtinho, distante 439 km de Campo Grande pela BR 267, se prepara para se tornar a Nova Paranaguá com a implantação da Rota Bioceânica (Atlântico-Pacífico). A estruturação da cidade, envolvendo o Governo do Estado, a prefeitura e entidades como o Sebrae, qualifica os serviços e beneficia o turismo fronteiriço.

Estamos motivando a população a se inserir nesse processo de desenvolvimento, buscando sua qualificação para absorver os empregos que virão, e melhorando a infraestrutura da cidade. O turismo terá um grande impulso e começa a se reorganizar. A prefeitura tem apoiado e realizado eventos para atrair o turista e fomentar o setor”, informa o prefeito Nelson Cintra.

O desafio nas águas

A canoagem de Mato Grosso do Sul se destaca e conta com vários atletas no ranking nacional. Na categoria 4.5 master C, por exemplo, o bonitense Euripedes Pinho, lidera o Brasileiro e o Estadual, após as vitórias em Campo Grande e Indaial (SC). “Temos uma equipe forte em Bonito e vamos para a Mini Maratona com sete atletas”, diz Pinho, treinador da equipe Piratas do Rio Formoso.

A Meia Maratona da Isla Margarita teve a supervisão da Federação Estadual de Canoagem e organização da Equipe Rota Bioceânica, integrada por esportistas da cidade que estão envolvidos em um projeto de incentivar a prática da canoagem na região. Conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS), e da prefeitura de Porto Murtinho.

A prova de hoje(10/07)correspondeu a segunda etapa do Estadual e e contou com a participação de 60 atletas, a maioria de Campo Grande, Bonito e Aquidauana. Sidrolândia, Jardim, e Miranda. A primeira etapa foi realizada em Campo Grande, de um total de cinco na temporada. A Mini Maratona em Porto Murtinho teve várias categorias, como a paracanoagem, e reuniu atletas de ranking, iniciantes e master.

No sábado, dia 9, houveram os treinos livres, dás 8h às 16h30, e o congresso técnico aconteceu às 18h. A largada da prova aconteceu no domingo, por volta dás 9h, com de término às 11h30 onde foi servido o almoço para os convidados e após a entrega das premiações na Escola Municipal Tomás Laranjeiras. Foram premiados com troféus e medalhas os três primeiros atletas de cada categoria. A arbitragem ficou a cargo da federação, responsável por formar o quadro de árbitros para trabalhar no evento.

Por SILVIO DE ANDRADE • e Folha de Murtinho.