Vereadores afastados receberam verba ilegal por três anos

Pagamento ilegal de vereadores por diárias de viagem perdurou por três anos na Câmara Municipal de Anaurilândia, a 366 quilômetros de Campo Grande. Busca e apreensão foi realizada, hoje, pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). Três parlamentares foram afastados por decisão judicial.

As verbas foram pagas, entre 2013 e 2015, de forma irregular a vereadores. Mesmo vedado pela Constituição Federal, o repasse era realizado com base na legislação do município e só foi extinto há dois anos.

No período investigado, conforme disse ao Portal Correio do Estado o promotor de Justiça Allan Thiago Barbosa Arakaki, houve prejuízo de R$ 30 mil. Entre as irregularidades apontadas estão requerimentos de diárias acima do número de comprovantes apresentados, utilização de falsos comprovantes e uso de diárias para eventos político-partidários.

Foram afastados hoje do cargo, por decisão judicial, os vereadores Wilson da Silva (PMDB), Antônio Ari Bastos (PSD) e Celso Alves dos Santos, o Celsinho (PR). Havia pedido de prisão preventiva aos envolvidos no esquema, segundo o Jornal da Nova, porém juiz da comarca do município não encontrou fundamentos para tal e somente afastou os parlamentares.